Guia para comprar/arrendar

Está a pensar comprar um imóvel? A rede imobiliária LardeSonho explica todos os passos a seguir para adquirir a sua casa.

 

    Casa, apartamento ou terreno, independentemente do que quer comprar, é importante ter atenção a determinados aspetos para não ter dores de cabeça no futuro:

  • a) Preço do imóvel: Se vai recorrer a financiamento deve escolher uma casa adequada às suas necessidades actuais e não às necessidades que pensa vir a ter daqui a cinco anos. Caso contrário, estará a comprar uma casa com divisões a mais e que representa um encargo muito elevado. O valor da prestação mensal nunca deverá ser superior a 40% dos rendimentos líquidos mensais ou corre o risco de ficar escravo da casa;
  • b) Localização do imóvel: Se o imóvel estiver inserido numa zona de fácil acesso a escolas, transportes públicos, se tiver espaços verdes e supermercados são fatores que valorizam o imóvel. Calcule o tempo de deslocação entre o imóvel e o local de trabalho;
  • c) Características: Verifique, por exemplo, a posição da casa em relação à luz solar, veja se as divisões são húmidas ou muito frias. Se tiver animais de estimação poderá necessitar de varanda ou terraço. Confirme se necessita de um prédio com elevador e/ou garagem;
  • d) Evite surpresas: Escolhida a casa, há que ter em conta alguns cuidados para não sofrer surpresas desagradáveis. Para isso dirija-se à conservatória do registo predial para verificar se o vendedor é o verdadeiro proprietário e assegurar-se de que não existem hipotecas ou penhoras sobre a casa.

 

Caso contrário, poderá correr o risco de comprar uma casa que está sujeita a penhora a favor de terceiros, perdendo o sinal prestado. Poderá também consultar a repartição de finanças para apurar se o antigo proprietário tem em dia o pagamento do imposto municipal sobre imóveis. Junto da câmara municipal poderá ainda verificar se foram emitidas as devidas licenças de construção e de habitação. Deverá inteirar-se se a casa está arrendada a terceiro, em caso disso será forçado a tomar a posição de senhorio, sem poder usufruir da posse do imóvel adquirido. Será prudente verificar o estado civil dos vendedores, pois havendo situação de divórcio litigioso em curso poderá arruinar o negócio. Tal como em caso de herdeiros menores de 18 anos o Tribunal deverá autorizar a venda. Em caso de heranças é necessário ser realizada habilitação de herdeiros e efetuado o pagamento do imposto de selo, caso contrário, não haverá escritura. A certificação energética do imóvel é um documento obrigatório para realização da escritura, devendo sempre inteirar-se da sua existência.

 

Para evitar todo este processo poderá recorrer à rede Imobiliária LardeSonho que possui um departamento que trata de toda a burocracia por si, desta forma poderá comprar com toda a segurança.

 

Procure o melhor financiamento

Há um erro que as pessoas cometem com frequência: comparar a oferta de crédito à habitação em apenas um ou dois bancos. Os especialistas recomendam uma prospecção por, pelo menos, cinco entidades bancárias. E não bastaolhar para os ‘spreads’, oferecidos. O indicador mais fiável que servirá de comparação é a TAE (Taxa Anual Efetiva). Isto porque esta taxa reflete além do indexante e do ‘spread’ praticado pelo banco, as comissões de entrada, as comissões de avaliação do processo e as comissões periódicas cobradas pelas instituições. Quanto mais baixa for a TAE, mais barato será o empréstimo.

 

A rede Imobiliária LardeSonho tem protocolo com 12 bancos e sem qualquer encargo irá ajudá-lo a obter as melhores condições de financiamento.

 

Formalidades e custos

Com o programa Casa Pronta (uma iniciativa do Estado), e com o programa Casa Simples, Casa Segura (notários) é possível centralizar todo o processo numa só entidade. Nestes locais é possível pagar os impostos, celebrar o contrato de compra e venda, fazer todos os registos e pedir a isenção do IMI e alterar a morada fiscal. Estes programas têm a vantagem de ter encargos inferiores.

  • FALE CONNOSCO